O Taj Mahal é para o viajante experiente, uma das mais belas maravilhas do mundo.
Afirmação que ganha uma dimensão obrigatória para todos os que visitam este monumento, porque como Almas apaixonadas que somos (uma virtude do ser Humano), e segundo a história, é uma Homenagem ao Amor.
Para podermos aprofundar, remontemos ao ano de 1607
Opiniões diferentes existem sobre a construção do Taj Mahal:
Uns afirmam, que na época, o Imperador Mongol Shah Jahan, pretendia mostrar a força do seu Império.
Outros e talvez a mais provável, só um puro sentimento poderia servir de inspiração para tão nobre atitude.
Foi então no ano de 1607, que o adolescente e futuro líder do Império Mongol troca um profundo olhar com Arjumand Banu Begum.
Vinte e um anos mais tarde, este adolescente Shah Jahan torna-se líder do Império Mongol com capital em Agra.
Arjumand Banu Begum, vai tornar-se sua segunda esposa no Harém, no entanto será a preferida do Imperador, e tratada como demonstração de carinho por Mamtaz Mahal, além de ser considerada a eleita do Palácio.
Mamtaz Mahal
A paixão que os unia era constante e bastante fértil, tornando-se para o Imperador, a única mulher capaz de lhe dar filhos.
Tiveram 14 filhos e mesmo quando grávida, acompanhava sempre o Imperador nos campos de batalha, não só como esposa dedicada, mas também como braço direito e importante estratega.
Quando, na plenitude de uma união repleta de alegria e muita felicidade, a história é interrompida:
Após 19 anos de um casamento amoroso, Mumtaz Mahal morre ao dar à luz uma linda menina.
Desgostoso com a perda de sua querida esposa, Shah Jahan quis dar-lhe um túmulo de enorme grandeza digna da beleza de sua amada. Este mesmo túmulo seria até aos dias de hoje, uma das maravilhas do Mundo.
O TAJ MAHAL
Para que este Monumento fosse uma realidade, esta obra iniciada em 1632 teve a intervenção de 20 mil pessoas e a permissão do Império Mongol para a contratação dos melhores arquitetos e artífices, assim como o recurso às mais avançadas técnicas e matérias-primas.
Referimo-nos aos Mármores que aí foram utilizados e extraídos das pedreiras de Makrana e Jaisalmer no Estado do Rajastão.
Rajastão
As pedras preciosas são oriundas do próprio tesouro imperial, Iémen, Russia, China e Ásia Central.
Os trabalhos duraram 21 anos.
Durante este período, a capital é transferida para Delhi.
Shah Jahan é feito prisioneiro domiciliário no Forte de Agra, pelo seu próprio filho. Embora prisioneiro nos seus aposentos, o Imperador através das janelas tem a oportunidade de e em permanência, ver esta grande obra.
Morre em 1666.
O Taj Mahal, uma das maravilhas do mundo e de rara beleza, apresenta na sua fachada e ao longo do dia, diversas tonalidades com constantes alterações de luz.
Alguns crentes, creem na omnipresença de Alá.
Estas tonalidades, são o resultado dos reflexos gerados no mármore, pelas múltiplas incrustações de pedras coloridas.
Ao contrário daquilo que a nossa visão perspetiva no imediato, a face do monumento não é completamente clara, mas sim decorada por infinitos motivos florais, abstratos ou caligráficos, sendo que estes últimos representam o Corão.