19 Mar
19Mar

189 metros de comprimento  

156 metros de largura  

48 metros de altura 

O Coliseu de Roma foi palco de escandalosos espetáculos sangrentos. 

Hoje é um lugar de harmonia e símbolo de paz, tendo em 1980 sido declarado “Património da Humanidade”, pela UNESCO.

Construido entre os anos 70 e 82 dC., o seu verdadeiro nome é “Anfiteatro de Flávio”, por esta obra ter sido concretizada durante a dinastia Flávia de Imperadores Romanos como demonstração de força e grandeza do Império Romano.

A Dinastia Flaviana

Por ser uma obra de grandes proporções e considerado o maior coliseu alguma vez construído pelos romanos, passou a ser conhecido por “Coliseu”, palavra proveniente do latim “Coliseum”. 

Esta, uma das sete maravilhas mundiais, situa-se no atual  Centro Histórico de Roma, entre três das sete colinas da Capital Italiana: 

Celio 

Esquilino 

Palatino 

O Arquiteto que esboçou o projeto é desconhecido. 

A Politica instável, que originou uma guerra civil, provocada pelo Imperador Nero, o Incendiário de Roma, que o levou à sua destituição pelo Senado em Junho de 68 dC sendo considerado “Inimigo Público nº.1”, foi o motivo da Construção do Coliseu de Roma.

Nero

Nomeado Flávio Vespaciano como novo Imperador e antigo magistrado de Calígula, conseguiu restabelecer a ordem social, organizar as finanças e dar ao Império um tempo de paz, proporcionando ainda um tempo de lazer num local próprio, organizando espetáculos. 

Razão da construção do  Coliseu de Roma. 

De que se tratava este espetáculo? 

Mencionando a célebre frase:  

“Em Roma sê romano e na arena do Coliseu sê audaz” 

Nada mais era do que a luta com um ou mais homens, sendo alguns denominados por gladiadores e outros, escravos lançados às feras que serviam de lazer para um povo inculto que se vangloriava com o sangue derramado pelo seu semelhante.

O Gladiadores tinham uma frase que ainda hoje circula por todo o mundo: 

“Viver um dia de cada vez”

O Vídeo que apresentamos e autoria do “Canal da Engenharia”, conta a história da construção do Coliseu de Roma pelo Imperador Vespasiano, que embora não vivesse até ao final da sua construção, este viria a ser inaugurado pelo seu sucessor, o Imperador Tito.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.