Após a vitória sobre os persas na cidade grega de Maratona, Atenas optou, ao tempo, pela democracia. Foi nesse período que Péricles convenceu seu amigo Fídias, com a colaboração de seus arquitetos e artistas da época a reerguerem a tão maravilhosa Acrópole.
O que entendemos por Acrópole?
Uma Cidade alta em que na maioria das cidades gregas tinha uma função defensiva. Era nestas cidades que se construíam os templos, conhecidos como locais sagrados.
Acrópole de Atenas
Para um melhor conhecimento, vamos recuar ao tempo, quando a Civilzação helénica entre 460 e 430 aC vivia a sua Idade de Ouro,
O século de Péricles.
Após derrotarem os Persas em Maratona, Atenas começou a prosperar na Arte. Surgem então ideias fantásticas em que as Ágoras (locais de reunião e discussão) levam o povo para uma verdadeira democracia.
Para tal, nada melhor do que erguer um arquétipo (modelo), para tamanho requinte artístico e intelectual.
Uma Polis (Cidade-Estado)
Foi então escolhido o local ideal, na cidade de Atenas.
Num rochedo a 150 metros acima do nível das águas do Mediterrâneo nasce a Acrópole, santuário dedicado à Deusa Athena, adorada pelo povo grego, não só pela sua virgindade e espírito guerreiro, mas também como símbolo da sabedoria e protetora das artes manuais.
Deusa Athena
Entre 447 e 438 aC é erguida a fachada do Partenon, ainda hoje o mais universal monumento de civilização ocidental e ícone privilegiado da democracia. O seu nome foi inspirado em Athena Parthenos, cuja tradução é “Athena a Virgem”.
Paternon-Antiga Grécia
Foi Fídias considerado o melhor escultor da antiguidade, que pessoalmente se encarregou na construção da gigantesca figura da Deusa Athena.
O vídeo que apresentamos é uma cortesia do Jornal de Itupeva.
Dá-nos a conhecer a Acrópole de Atenas como a mais famosa Acrópole do mundo.
Francisco Cabral: Autor do Texto