11 Feb
11Feb

Em nossos corpos físicos, existem três grandes glândulas cerebrais essenciais e que para o nosso modo de vida são indispensáveis no dia a dia: 

São elas: 

1-TÁLAMO 

Vital para a perceção sensorial e consciência. Ela tem a função de produzir a Dopamina, substância neurotransmissor envolvida no circuito de recompensa do Cérebro e mensageira química, essencial para o sistema nervoso. 

De especial importância em várias funções corporais, tais como na liberação de satisfação, prazer, humor e controle motor. 

Quando temos níveis reduzidos de Dopamina, normalmente entramos em estados de depressão, psicose e esquizofrenia, falta de interesse, podendo levar à doença de Parkinson

2-GLÂNDULA PINEAL 

Esta, tem a função de produzir a Melatonina.  

É um hormônio que regula o sono e ajuda no rejuvenescimento das células vermelhas do sangue. 

A Melatonina é produzida naturalmente pelo organismo, sendo fundamental na regulação dos ritmos circadianos (relógio biológico interno de vinte e quatro horas que regula os ciclos naturais do sono e vigília), sendo influenciada pela luz e escuridão. 

Atua também como um poderoso antioxidante, protegendo as células contra os danos radicais livres (moléculas instáveis produzidas por fatores externos, tais como o tabagismo, poluição, etc, que atacam as células saudáveis, gerando estresse oxidativo). 

È designada também por terceiro olho, (situado entre as sobrancelhas) devido à sensibilidade à Luz.


Espiritualmente é designada como o “Olho da Consciência” ou o “Chakra Ajna”, atuando como centro de comando, unindo a Mente Superior com nossa intuição 

 Num estado espiritual muito avançado, ao nível de uma Quinta Dimensão, temos a perceção (clarividência) da realidade além dos cinco sentidos.  Há uma aura colorida ao redor desta glândula.

Para proteção desta Glândula (espiritualmente o veículo entre o Corpo Físico e o Divino), não devemos usar o flúor, evitando assim ao seu redor a acumulação do cálcio.

A Aura que envolve esta glândula, como acima afirmei é sensível a vibrações e apesar de não ser visível por um ser da 3ª Dimensão, mas sim por um clarividente, reponde com muita energia aos nossos pensamentos. Ela tem muita influência na inteligência que administra o Corpo Físico, sendo considerada como o local mais Santo.

3-GLÂNDULA PITUITÁRIA 

Esta glândula tem a função de produzir Serotonina, produzida no intestino e no cérebro, sendo um estabilizador do humor, dando naturalmente um sentimento de felicidade e bem-estar. 

Tem como funções, a cicatrização de feridas, regulação de toxinas através do controle intestinal, estado de vigília, alívio de depressão, além da regulação do apetite e digestão. 

Quando esta se encontra baixa, pode evidenciar uma produção insuficiente, ou então, não a usamos da melhor maneira. Neste caso podemos ter mau humor, sonolência e cansaço. 

Quando se encontra alta, pode causar pressão alta, ansiedade, diarreia, etc.

As Glândulas, Pituitária e Pineal juntas, são uma dupla que sustenta o Corpo e a alma.

São estas Glândulas, as principais,  que enriquecem o nosso sistema nervoso central e o corpo em si, sendo indispensáveis para a nossa saúde e equilíbrio corporal.

Francisco Cabral, o autor do texto

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.