Uma manifestação do Pai Universal ou Mente Cósmica encarnado na Alma, e projetada nos seus doze fratais actuando em conformidade nas diversas dimensões em que se encontram esses mesmos fratais naquele exato momento e enclausurada na mente humana, ou seja,
Deus descendo como Ajustador de Pensamento manifestado em cada mente como Conselheiro amoroso,
utilizando nossas experiências para que sejam continuamente aprimoradas no caminho da evolução do amor incondicional a se manifestar em cada um de nós.
A técnica da sua origem é uma das funções não reveladas pelo Pai Universal.
É apenas uma dádiva Divina que quando da fusão, revela uma grandeza de amor e uma ministração espiritual, confirmando que Deus é Espírito.
Ele não é um Ser criado, mas sim um Fragmento da mente Universal.
O Ajustador é o próprio Deus.
O Pai Universal quando fragmenta a sua deidade pré-pessoal, o Espírito Infinito, individualiza “Partes do Seu Espírito pré-mental”.
Há uma fusão com as Almas evolucionárias a encarnar na criatura mortal.
Relembramos a Primeira Lei Universal:
O Universo é Mental: Ele está dentro da Mente DO TODO
Uma criatura mortal, que se manifeste consciente ou inconscientemente alinhada com o Seu Ajustador de Pensamento, automaticamente se encontra ligada à Mente Cósmica, porque Ele é a essência absoluta do Infinito.
Ele nos dá o impulso para a manifestação do Pai, criando em nós uma ansiedade suprema de sermos a Sua Identidade, e mais rápido chegarmos ao Paraiso.
Estando presa na criatura finita (mortal), vai ser o Elo de ligação com o Pai, porque a distância que nos separa da Fonte por livre arbítrio, ainda é grande.
Todos os mundos em evolução, como o caso do nosso planeta (Urantia), quando os Ajustadores chegam às criaturas que expressam uma vontade, até perto dos vinte anos o seu estágio se manifesta por um Mutador do Pensamento.
No período que vai até aos quarenta anos, haverá uma manifestação dos Monitores Misteriosos, que são os Ajustadores de Pensamento.
Após o desencarne a manifestação dá-se pelos chamados Controladores do Pensamento.
Nestas três fases não há qualquer vínculo com os três estágios do progresso, feitos pelo Ajustador de Pensamento na evolução da Alma ou duplicação da mente.
(Baseado no Livro de Urântia)
Continua
Francisco Cabral, Autor do Texto