22 Jan
22Jan


Para os (des)Interessados... 



Viseu é para mim uma Cidade/Região da qual tenho um imenso orgulho e prazer de fazer Parte e gosto de sentir o nosso pulsar. 

Agradecimentos ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, Sra. Vereadora da Cultura, Dra. Leonor Barata, Sra. Diretora da Biblioteca Municipal, Dra. Anabela Rego pela simpatia e disponibilidade na apresentação do Livro nesta nobre sala Polivalente da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, com os Quadros de Ilustres.- citar nomes - o que é para mim um prazer enorme estar por Eles acompanhado, e a todos os presentes nesta sala e aos que pelos seus motivos não podem ser presentes, mas sei que comigo estão. Agradeço a quem em mim acreditou, acredita e acreditará. Às adversidades também estou grato, pois também proporcionaram quem sou… a Pensar, a Ser e a Sentir!

O meu agradecimento aos meus pais, Irmãos, Família e Afilhado mais novo, em particular, aos conterrâneos e ao meu núcleo de Amigos.

Permitam o meu Crer em Partilhar umas singelas palavras num Fluxo contínuo…


João Aurélio Valente de Oliveira, nasci em Angola, vim daquele país ultramarino, antiga colónia portuguesa ainda com meses para Chãs de Tavares, onde frequentei a Escola Primária e seguidamente dos 6º ao 12º anos em Mangualde. Frequentei o Ensino Superior no Instituto Piaget em Viseu, como trabalhador/estudante, sendo a minha Casa Académica, aliás comecei a trabalhar desde novo e sei um pouco da Vida. Aprendi a admirar a beleza da Lua e o brilho do Sol, em Trabalho. 

Tenho de fazer referência ao Instituto Piaget, António Oliveira Cruz e Professor Doutor Paulo Alves, bem como ao Concidadão Professor Fernando Paulo Baptista, Membro das Academias das Ciências e da História de Portugal. 

Chãs de Tavares, foi sede do Concelho de Tavares e actualmente com o Antigo Concelho de Azurara formam o actual Concelho de Mangualde. De referir a importância e imponência dos, Castro do Bom Sucesso, Pelourinho Quinhentista, símbolo do Poder Municipal, da Igreja Medieval, Estradas Romanas. 

Terra de Gil Vicente, João de Almeida Ferreira, primeiro tradutor da Bíblia para português, Origens da Família de Sacadura Cabral, aviador que com Gago Coutinho efectuou a primeira travessia Atlântica aérea. 


Pelourinho de Chãs de Tavares

O Rios Mondego e Dão que me ladeiam são uma Fonte de Inspiração, os verdes campos ou de tons de outono, o nosso Granito bem como a Serra do Bom Sucesso, Património Nacional. 

Lembro também a Estrela, o Montemuro, o Caramulo, O Vouga, o Pavia e até ao Douro. Gente Hospitaleira de mãos pintadas de calos e rostos calejados pelo frio, chuva e sol. 

Região que é a Alta Beira, com seus campos verdejantes com Montanhas e Vales, somos das Entranhas e Interior deste imenso Portugal. 

Terra de Isabel Silvestre, do saudoso Professor José Silvestre, Carlos Lopes, Hilário, Viriato, Infante D. Henrique, Grão Vasco, Tomás Ribeiro, Aquilino Ribeiro, Vergílio Ferreira, Eduardo Lourenço entre outros. Não posso esquecer a Monumental Sé de Viseu, Museus de Viseu, a Cava de Viriato, o Fontelo, o Académico sem desprimor para outros clubes. 

Estátua de Viriato

Reparem, apreciem a beleza encantatória da Nossa Região natural imbuída na e pela Natureza, onde Penso no Ser e Sinto o que me vai na Alma, no Peito, no Coração 

-Façamos uma comparação entre o corpo humano e o mapa de Portugal, onde está e É Viseu?!

  
-Este é o meu 6º Livro, o 5º da saga "Pensar e Ser?!", seguidores do primeiro “joão oliveira poemas” editado e publicado em 2009, onde Chãs de Tavares foi o início da carreira Literária. 


O meu agradecimento à minha Família, Pais, Irmãos e em especial ao meu Afilhado mais novo, aos conterrâneos, presentes e pela nossa diáspora, onde estes Livros também estão graças à nossa Emigração. 

Cumprimento também toda a nossa Gente Beirã, nas suas terras e Diáspora. De referir que participei nalgumas antologias e colectâneas com outros autores. 

Uma palavra de apreço ao José Candeias da Antena 1,  

à Celeste da Rádio Limite de Castro Daire, participação em programas,  

à Rádio Jornal do Centro, na pessoa do Paulo Lopes da Costa, na participação num programa,  

ao Diário de Viseu, na Pessoa da Lídia Saraiva,  

ao Jornal Renascimento ,Sr. Serafim Tavares,  

Noticias da Beira, Sra. Cristina Rodrigues,  

Magazine Serrano, António Pacheco,  

José Cunha, Rádio Alive,  

Ângelo Rodrigues da Colibri.  

Ao Blog “O Caminho do Universo” onde também escrevo, na Pessoa do Francisco Cabral e ao Marcos Lima.

   
Estes Livros foram apresentados em várias Feiras do Livro do País, Lisboa, Porto, Pombal, Coimbra, também na Feira de S. Mateus, Mangualde, Sabugal, Figueira da Foz, Caldas da Felgueira, etc… e também nalguns países lusófonos e na Diáspora Portuguesa, a quem naturalmente sou grato.


-Um Abraço fraterno e um bem hajam beirão. 

  Viseu, 13 de Janeiro de 2024



João Oliveira: Autor do discurso

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.