29 Jan
29Jan



Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva - Viseu, Portugal 

13 de Janeiro de 2024 

É um privilégio ser e estar nesta Cidade a apresentar este meu recente trabalho/obra perante todos vós a quem agradeço e esta gratidão é demonstrada com o meu afecto e disponibilidade para ser mais um a defender as nossas tradições, hábitos e costumes. O campo é uma matriz nossa, a cidade um expoente; a bigorna e a forja, as ferramentas de eleição do pensamento para a manifestação na Ágora ou na Acrópole. O pensamento é livre e ninguém pode cortar a sua raiz. Recordo as quatro virtudes cardinais de Platão, Prudência, a Justiça, a Fortaleza e a Temperança. O Berço da Democracia, a Grécia, penso, deveria ser uma Fonte para irmos beber e alimentar a corrente e beber ou dar de beber para saciar nos dias de hoje, como é óbvio com as devidas “adaptações”. 

O Inicio É a Parte mais importante do Trabalho” – Platão 

Quando nas minhas reflexões, pensamentos dou por mim num alinhamento ímpar, entre pensamentos, emoções, sensações únicas que me permitem alcançar o meu Eu inferior e Superior, não acima de ninguém, apenas acima de mim, onde a contemplação da e na Natureza são parte integrante da essência pela qual sou preenchido e me preenche. Esta solitude abrangente envolve e é envolvida por uma luz de lamparina acesa por azeite e benzida por um ramo de Oliveira. A Aquarela de cores com a qual sou presenteado no Ambiente Natural em que me observo e sinto, naquilo que escrevo, pinto e faço também um trinar de cordas de uma guitarra, embelezam sublimemente estes actos reflexivos onde alguma espiritualidade acompanha as conexões do meu ser e pensar, entre a mente, a natureza, o universo, o cosmos. Tenho e temos de nos abrir a Portais conexões e Alinhamentos Equilibrados para nos mantermos em Movimento, sem pausa e sem pressa, contudo adaptarmo-nos ao andamento ou então através de um Método incipiente incluir a nossa forma de ser e estar, tendo como alicerce e tecto, o bem comum. 


A transcendência, por vezes alcança-me e outras, persigo-a, onde visualizo quem fui, quem sou e Quem serei, nesta sociedade que (não) sei para onde caminha. Há um patamar diferente, não superior, em que a Poesia encantatória, o Pensamento e seus derivados habitam e querem habitar. Sou tentado por Epifanias, Intuições, Visualizações permitidas e a permitir Esperançar neste mundo paralelo e poético. Aqui o poder do pensamento e da palavra (escrita, proferida) tem o seu domínio Nesta busca incessante por Sabedoria, em que cada um de nós É também Aquilo, o que e Quem Pensa, ultrapasso crenças limitativas, largo umas correntes e almejo outras, a corrente da Liberdade aprisiona o meu pensamento e em Liberdade, o fluxo do pensamento manifestado em acção, adentra numa corrente insaciável e infinita de conhecimento. 

Todos temos um Propósito e uma Missão de Vida, repito para o bem Comum, em que a Equidade É ou deveria ser um Pilar fundamental para o desenvolvimento pessoal, cognitivo, colectivo, Espiritual e adentrar num Esperançar de outras Dimensões além da Física, (Dimensão Mental, Intelectual, Espiritual, do Mundo Quântico, a explorar, da Complexidade Simples…). Como Seres Multifacetados que somos temos capacidades, faculdades e potencial a desenvolver com as clássicas 7 artes e em associações entre elas, ou ir mesmo para lá delas…- Quanto mais me conheço mais e melhor quero conhecer e o Pensamento dá corpo a um ser de outra Dimensão 

- Acredito num Futuro brilhante a funcionar em pelo menos dois mundos ou Universos paralelos, ou não (depende de cada); Um da artificial inteligência que vale o que vale e um outro no qual a Essência, a Dignidade, Valores e Princípios voltarão a ser o mote de e para com afectos, amizade e calor humano sermos mais humanos e cientes da nossa matriz enquanto sucessores dos nossos ancestrais e antecessores dos Vindouros. Precisamos e urge ser quem somos na essência de partículas divinas, as quais também são integrantes nossas. A IA tem importância apenas como complemento, para mim. 

A Alquimia, alguma Magia, o Transcendental são ferramentas do pensamento e da Escrita e pertenças de cada um para alcançarmos a verdadeira razão da existente Essência pela qual somos envolvidos e Envolventes e são garante da resiliência e auto conhecimento. Alcanço ou tento o Caminho do Meio e Equilibrado onde além do bem, É o Belo, o sublime, o encantatório. 

A Natureza com os seus Elementos Constituintes fazem-nos melhores seres humanos e temos de ir além dos simbolismos, pois eles contém conteúdo válido para nos direcionar, orientar e dar (con)sentido. 

Como eterno Aprendiz, espero contribuir com as minhas singelas letras escrevinhadas e proferidas, para uma sociedade mais justa e igualitária, com um pouco de Filosofia, Arte, Poesia, Pensamentos. 

Um Indivíduo vê, Observa e sente o mundo envolvente com os olhos, a Alma e o Coração que tem; Apesar de ocultos os meus sentidos e consentidos, penso que são cristalinos, transparentes e isso é reflectido e manifestado na escrita sentida, algumas vezes intangível. 

Ao escrever também sou Amador (aquele que gosta daquilo que se faz) e com estoicismo o prazer daquilo que faço É alcançado! 

Há sentimentos que as Letras e as Palavras não conseguem descrever nem explicar e com a Musica, Pintura e Escultura tento outra Visão, o imaginário para manifestar aquilo que transporto e levo na Alma e despertam-me alguma Iluminação e Almar e Esperançar um devir promissor onde a libertação do pensamento que dá corpo a um ser não só fisico e na sua Simples Complexidade, desde o Mundo das ideias se materialize para agora e no Horizonte do Bem Social. 

Continua


Muito mais há a descobrir na leitura dos Livros. 

- Água d’um rio É Pura 

quando brota da nascente; 

Pelo seu curso, uma “aventura”. 

Atravessa Montes e Vales na corrente… 

- Um Abraço fraterno e um bem hajam beirão. -

João Oliveira: Autor do discurso

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.