João Aurélio Valente de Oliveira nasceu em Angola (Luena, Moxico) no dia 5 de Outubro de 1974.
Veio, com os seus pais, daquele país ultramarino com poucos meses de idade, para Chãs de Tavares, Concelho de Mangualde, Distrito de Viseu.
Frequentou a Escola Primária em Chãs de Tavares e seguidamente do 5.º até ao 12.º anos nas Escolas Preparatória e Secundária de Mangualde.
O Instituto Piaget de Viseu é a sua Casa Académica onde estudou de 1994 a 1998, tendo o estatuto de trabalhador/estudante.
Teve passagens na área dos transportes onde aprendeu desde novo a trabalhar.
Em 2009 publica o seu primeiro Livro, "João Oliveira poemas", que foi a base da saga "Pensar e Ser?! que conta já com 5 obras e com apresentações e/ou presenças nas Feiras do Livro de Lisboa, Porto, Coimbra, Pombal, Viseu, Mangualde, Sabugal, Caldas das Felgueiras...
Os seus Livros estão espalhados um pouco por todo o mundo, principalmente em países de acolhimento da nossa Emigração.
Atualmente é colaborador assíduo do Blogue “O Caminho do Universo” destacando-se pelas poesias de sua autoria.
Participou em vários programas de Rádio desde a Rádio Limite, (tendo sido entrevistado pela Escritora Celeste Almeida, também colaboradora do Blogue “O Caminho do Universo”), Rádio Jornal do Centro e Antena 1.
João Oliveira e Celeste Almeida
Como não poderia deixar de ser, Chãs de Tavares foi o início da sua vida Literária.
Conta também com participações em algumas antologias com outros autores.
É sempre um prazer sublime quando expõe o Pensamento no Papel.
A Natureza entre os Rios Dão e Mondego na Região Centro deste imenso Portugal, servem-lhe de inspiração e permitem a continuidade e envolvimento numa simbiose perfeita entre o Pensar e o Ser, com as magníficas Paisagens Montanhosas.
O poeta João Oliveira