Zecharia Sitchin nasceu no atual Azerbaijão, mas muito jóvem mudou-se para a Palestina.

Neste País, praticamente sua segunda Pátria, cresceu e desde muito cedo começou a estudar o Hebraico antigo e moderno, além de outras línguas semíticas e europeias.
Dedicou-se em profundidade, ao estudo da Bíblia, com destaque no Antigo Testamento, história e arqueologia do Médio Oriente.
Licenciou-se em Londres na London University com graduação em História Económica.
Foi também jornalista em Isreal, tendo em 1952 emigrado para Nova York.
Quando trabalhava como executivo numa Empresa transportadora Zecharia Sitchin, a suas próprias expensas, estudou a escrita cuneiforme suméria, visitando vários locais de importância arqueológica para melhores informações.
Zecharia Sitchin destacou-se, por ter sido dos poucos académicos,capazes de ler e interpretar as tabuletas de argila dos antigos Sumérios.
A série “As Crónicas da Terra” está baseada em textos e evidências pictagóricas registadas por antigas civilizações do Oriente Médio.
Zecharia Sitchin, desencarnou em Nova York a 09 de Outubro de 2010.
O vídeo que apresentamos é um relato do próprio autor sobre a Civilização Suméria, que nos dá uma imagem da evolução deste antigo Povo em factos narrados no campo da Astrofísica, e que só nos dias de hoje, através do Telescópio Hubble, foi possivel tomar tais informações como verídicas.