Esta pequena história que apresentamos em vídeo, vai contar um pouco sobre a vida do Príncipe Sidartha Gautama, que viria a ser “O Buda, O Iluminado”.
Em 1993, o famoso diretor Bernardo Bertolucci lançou o filme 'O Pequeno Buda' ('Little Buddha' em inglês) com Keanu Reeves, ainda um jovem ator, no papel principal, atuando como o Sidartha em sua jornada de iluminação.

É uma narrativa que nos transporta à mística Índia de há 2500 anos, envolvida em atmosfera de mistério nas cadeias do Himalaia e pelo Rio Sagrado, o Ganges.
Na cidade de Kapilavastu, nasceu Sidartha, filho de Suddhodana, rajá de Sakya, uma estirpe de casta guerreira.
Sidartha sempre viveu entre as muralhas do Palácio, rodeado das maiores riquezas, desconhecendo e por imposição de seu pai, o sofrimento e a dor do seu povo.
Entretanto, em determinada altura e na ausência dos familiares, o Príncipe atravessa os portões do palácio e estupefacto vê que a vida do seu povo em nada tinha a ver com a dele.
Um dia pela noite e sem que estivesse a ser observado, resolveu com o seu criado abandonar o palácio, deixando para trás seus pais, esposa e filho que acabara de nascer, partindo para a floresta no seu cavalo, vindo mais tarde a oferecer o animal ao criado, para o regresso ao palácio.
Ao saber da existência da velhice, doença e morte, Sidartha intuitivamente descobre, que o seu verdadeiro caminho era aquele que o conduziria à libertação e isso incluía ajudar os homens que ele até nem conhecia.
Após vencer várias etapas, descoberto a dor do mundo e dos céus, iniciou o caminho que o conduziu à Iluminação, tornando-se “Buda O Iluminado”, hoje na Hierarquia Divina ,
“O Senhor do Mundo”
Morreu com oitenta anos.
O corpo foi cremado por seus amigos e sob a orientação de Ananda, seu assistente pessoal.
Suas cinzas sendo consideradas “Relíquias Sagradas” foram repartidas e veneradas por diversos governantes.