Pelas suas características climáticas, Antártida é o Continente mais inóspito do Planeta.
Após pesquisas intensas e várias perfurações feitas, foram descobertos vários rios subterrâneos com uma variedade de espécies marinhas e microrganismos.
Algumas dessas espécies que aí habitam formaram colónias e a sua adaptação às condições do clima e alimentação, é única.
É considerado um laboratório climático, controlando ainda, as condições de vida no Planeta.
A atividade piscatória, por parte do Ser Humano, nas últimas épocas, e o abate às focas e baleias, principalmente a partir dos fins do século XIX, fizeram com que, até aos dias de hoje, a quantidade destas espécies ainda não tenha sido recuperada, embora a pesca seja proibida na maioria dos lugares.
Antártida é o local mais frio, mais seco e mais ventoso do Planeta. Os ventos chegam a atingir os 300 km.
Separada dos restantes Continentes pela passagem Drake, considerada uma das águas mais perigosas para se navegar, tem como o Continente mais próximo, a América do Sul.

Apesar de ser o maior reservatório de água doce do Planeta, Antártida é desértica, por ser um lugar muito seco e de pouca chuva.
O documentário que hoje apresentamos e autoria do Canal “Mundo Proibido”, dá-nos uma perspetiva deste maravilhoso Continente, que merece a proteção de todos nós.