O nome Tesla é conhecido na atualidade devido, sobretudo, à nova tecnologia de carros movidos com motor elétrico (marca TESLA). Contudo, muitos não sabem de onde advém esse nome. O nome deriva do próprio autor: Nikola Tesla.
"No dia em que a ciência começar a estudar fenómenos não físicos ela fará mais progressos numa década do que em todos os séculos anteriores de sua existência" - Nikola Tesla
Mas quem foi, então, Nikola Tesla?

Foi um enigmático físico e inventor nos domínios da engenharia mecânica e eletromagnética que viveu no século 19. Mas foi também um profundo espiritualista e poeta, embora não propugnasse por se apresentar como tal publicamente, como, aliás, sucedeu com outro mago, este renascentista italiano, Leonardo da Vinci. São de Tesla as frases seguintes:
"Se você quiser descobrir os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração."
E
"O dom do poder mental vem de Deus, o ser divino e se concentrarmos nossas mentes na verdade, ficamos em sintonia com este grande poder."
De Etnia sérvia, nasceu no dia 10 de Julho de 1856, na aldeia de Smiljan, na região de Vojna Krajina, no território da atual Croácia. Existem inequívocos testemunhos de que terá nascido durante uma intensa e persistente tempestade de raios, facto que terá levado a parteira a dizer “o garoto será uma criança de escuridão”, estribada no mau presságio que à época era atribuído às trovoadas, expressão que foi contrariada pela mãe de Tesla que ato-contínuo terá dito “será uma criança da luz”.
Era conhecido, nos seus meios mais peculiares, pela alcunha de “Mago do Oriente”.
A sua vida foi tão intensa quanto ingrata e acabou por falecer sozinho, quando se encontrava em profunda solidão e votado ao ostracismo pela sociedade da época, num hotel de Nova York, no dia 7 de Janeiro de 1943.
Frequentou a Universidade de Graz, na Áustria, até ao terceiro ano do curso de engenharia elétrica, nos anos de 1875 a 1878.
Relata-se que tinha uma memória fotográfica e que era capaz de, em poucas horas, decorar livros inteiros. Produzia e memorizava projetos apenas com a mente, sem necessidade de os projetar em papel.
Era um ser místico, um poliglota e talentoso para a física. Nascido no império Austro-Húngaro, falava em sérvio, latim, checo, italiano, alemão, húngaro, francês e inglês.
Fascinado pelos números 3, 6 e 9, só ficava em quartos de hotel com o número 3 ou com múltiplos deste número. Tinha hábitos compulsivos e sofria de misofobia (medo patológico de contato com a sujeira): existem relatos de que ele dormia apenas 3 horas em cada noite e que utilizava 18 guardanapos em cada refeição.
Conta-se que tinha sonhos e alucinações com clarões de luz e que os sonhos e alucinações lhe forneciam as ideias.
Foi um ambientalista na medida em que defendia o desenvolvimento de energias renováveis e realizava pesquisas para produzir energias pelo ar e pelo solo que contrastavam com a utilização dos combustíveis fosseis.
Foi personagem no filme “O Grande Truque” e escreveu diversas obras e existem vários autores que escreveram sobre ele. Existem, pelo menos, 45 livros de e sobre Nikola Tesla. São de sua autoria, por exemplo, os seguintes livros:
. “Minhas Invenções: autobiografia de Nikola”;
. “Talking With Planets”;
. “The Tesla Papers”;
. “The Tesla Coil”;
. “The Problem of Increasing Human Energy”;
. The True Wireless;
. “Colorado Springs Notes”.
. “As Fantásticas Invenções de Nikola Tesla”, de David Hatcher, é uma obra bastante conhecida que já foi imensamente lida e que contabiliza com várias edições.
No seu primeiro trabalho, como eletricista e engenheiro do primeiro telefone que foi instalado na Croácia, inventou o altifalante (repetidor e amplificador de telefone). Tentou implementar algumas das suas invenções na época em que viveu mas sem sucesso porque não obteve apoio e porque o “status quo” dominante também não permitiu. À época as suas teses chegaram mesmo a ser, por alguns consideradas ridículas, como maluquice e inventores mais conhecidos, protegidos pelos lobbies, como Thomas Edison e outros empenhavam-se em difamá-lo.
É também certo que muitas das suas ideias não passaram da imaginação e não foram materializados na prática, já que com o conhecimento e tecnologias da época em que viveu não havia forma de as implementar. Contudo, ele legou-nos a sua ciência e lançou as suas sementes e nos dias de hoje goza de crédito nas suas teorias em tudo o que tem a ver com eletricidade.
Enquanto inventor despoletou o conhecimento sobre a modernização do sistema de abastecimento de energia e inventou tecnologias que só viriam a existir em pleno século 21.
Uma delas, como já mencionado, foi a invenção do motor elétrico com controlo remoto para veículos, hoje cristalizada na marca de carros Tesla.
Mas não se ficou aí. Nós devemos-lhe muito mais do que isso. Deve-se a Nikola Tesla, por exemplo, as invenções infra, tendo-lhe sido, algumas delas, “roubadas” e durante mais de um século escondidas à humanidade:
- Criou uma unidade de medida para a densidade do fluxo magnético;
- Em 1901 descobriu tecnologia para o telefone celular;
- Imaginou a internet sem fios;
- Desenvolveu o controlo remoto de robôs;
- A Bobina de Tesla – transformador com núcleo de ar que gera uma enorme tensão, apresentado pelo inventor no ano de 1890;
- A Turbina de Tesla, também conhecida por turbina de camada limite – turbina centrípeta de fluxo sem pás patenteada no ano de 1913;
- O Oscilador Eletromecânico que ficaria conhecido como “máquina terremoto de Tesla” – gerador elétrico que trabalhava a vapor patenteado no ano de 1893;
- O Motor de Indução – motor elétrico com dois campos magnéticos girantes;
- O Sistema Trifásico;
- O Rádio
- A Lâmpada de Néon – lâmpada de descarga em gás com néon a baixa pressão;
- O Capacitor Variável a Vácuo – capacitor variável que usa um alto vácuo como dielétrico em vez de ar ou outro material isolante que permite uma classificação de tensão mais alta;
- O Raio Violeta – aparelho médico antigo usado em eletroterapia no início do século 20, que apresentava uma “Bobina de descarga disruptiva com um interruptor para aplicar uma alta tensão, alta frequência e baixa corrente ao corpo humano para fins terapêuticos” – Wikipédia -.
- Inventou e construiu a arma de feixes de partículas, chamada de TELEFORCE: anunciou esta descoberta no ano de 1934, veiculando-a ao Departamento de Guerra de Londres através de agentes intimamente ligados a Churchill. Ele informou estes agentes que podia usar rajadas de energia concentrada para derrubar até 10 000 aviões a uma distância de 400 quilómetros.
Esta descoberta foi designada pela imprensa britânica por “raio da morte”, embora Tesla considerasse tratar-se de um aparelho capaz de acabar com a guerra. Por volta de 1950, John G. Trump, tio do atual presidente Donald Trump, em documento assinado pelo próprio, o qual foi mantido em secretismo durante muitas décadas pelo FBI, refere-se expressamente a este instrumento de Tesla.
O Teleforce foi, contudo, rejeitado pelo poder britânico e pelos E.U.A no ano de 1934. Após essas rejeições, Nikola Tesla negociou esta invenção com a eis União soviética (U.R.S.S.) que supostamente a terão contratado, no ano de 1935, pelo valor de 25.000 dólares, valor considerado elevado considerando a depressão em que os Estados Unidos e o mundo se encontravam mergulhados. Supostamente Tesla comprometeu-se perante a U.R.S.S a fazer a entrega desta arma no prazo de 4 meses.
- Telefones sem fios e telefones celulares;
- As luzes fluorescentes;
- O raio x;
- Previu o uso de drones e fez previsões claras e acertadas para o século 21;
- No ano de 1899, depois da inóspita experiência vivida em Nova York, como a seguir se elucidará, transferiu temporariamente a sua atividade para o Colorado, onde montou o seu laboratório: nesse centro de estudo e de experimentação, quando usava um sistema por ele inventado (uma torre com um mastro de metal com 43 metros, através do qual produzia raios artificiais que, por sua vez, originavam trovões e faíscas até 15 km de distância) provocou um apagão numa estação de energia local e deixou a cidade às escuras.
Além da ação que desenvolveu na Croácia, trabalhou também na França e nos Estados Unidos para onde viajou posteriormente, seduzido a ser assistente de Thomas Edison. Foi nos Estados Unidos e com Thomas Edison que Tesla viria a travar a sua maior batalha, que viria a ficar conhecida como “Guerra das Correntes”.
Já nos E.U.A., enquanto assistente de Thomas Edison, mas sem qualquer margem de dúvida bem mais criativo e mais brilhante do que este, e muito apoiado por George Westinghouse (conhecido engenheiro e empresário norte americano que apoiou o desenvolvimento de um sistema de transmissão de energia elétrica baseada nos conhecimentos de Tesla) Nikola inventou a transmissão de energia elétrica por corrente alternada.
Thomas Edison, igualmente inventor e homem de negócios de naturalidade americana, que era conhecido como “Mago de Menlo Park”, inventou um sistema de transmissão de energia elétrica por corrente contínua.
Nikola Tesla, para fundar a sua teoria de geração, transmissão e uso de energia elétrica resultante de corrente alternada, ancorou-se nos “campos magnéticos rotacionais”.
O sistema de corrente alternada de Tesla era eco eficiente e mais aliciante para o mundo, na medida em que podia ser praticamente gratuito para os utilizadores, mas não era muito interessante para os homens de negócios que detinham muito poder no enquadramento sociocultural americano típico do final do século 19, porque não lhes permitia obter tanto rendimento e dinheiro como se supunha permitir o sistema de Edison.
Eivados nesse desiderato desconsideraram o sistema de Tesla e fomentaram todo o apoio ao sistema da corrente contínua de Edison.
Por sua vez, Thomas Edison, no intuito de neutralizar a teoria de Tesla e de não permitir a sua expansão e promoção procurou patentear o sistema de Tesla e controlar a comercialização desse direito. Concomitantemente, foi encetada uma enormíssima campanha de promoção pelo uso do sistema de corrente contínua de Edison, promovida por este e por alguns empresários e homens de negócios americanos, ávidos por dinheiro e com o deliberado intuito de extorquir as economias da população. Desse modo foi despoletada uma enorme e definitiva disputa e rivalidade entre Thomas Edison e Nikola Tesla, que ficou denominada por “Guerra das Correntes”.
Dessa forma, nos primeiros anos de distribuição elétrica nos E.U.A. foi adotado o sistema da corrente contínua de Edison, que detinha várias patentes nos domínios da energia elétrica e que não pretendia perder para Tesla os seus muitos rendimentos. Este sistema de Edison manteve-se até à atualidade e não existe qualquer dúvida de que é uma das causas do tão badalado aquecimento global.
Hoje sabemos que Nikola Tesla tinha, em Nova York, uma cave secreta para poder desenvolver os seus trabalhos e que brigava frequentemente com Einstein e vice-versa.
E através dos supra considerandos facilmente se percebe o porquê de tanta perseguição movida a NikolaTesla.
E igualmente se percebe o porquê das suas teorias constituírem uma tão grande ameaça ao status quo dominante no século em que Tesla viveu.
E que grupos eram (e são) estes que moveram tão persistente perseguição a Tesla???
Esta é uma questão que eu deixo para vossa reflexão, que deverá ser aturada e atenta se pretenderem descortinar a resposta.
A CIA escondeu documentos de Tesla durante mais de 50 anos, chegou mesmo a negar a existência dos seus registos de informação, sendo certo que recentemente a própria CIA revelou imensos documentos sobre o inventor.
No ano de 2017, nos últimos dias da administração de Barack Obama, a CIA liberou mais de dois milhões de documentos confidenciais, desde avistamentos de ovnis a questões de segurança nacional antigas. Nesses documentos havia informações e referências a muitos conceitos de Nikola Tesla, mas nos documentos onde constam tais informações alguns parágrafos, respeitantes a Tesla, apareceram cobertos com listas negras que impossibilitam a sua leitura.
Há também inúmeras discrepâncias sobre Tesla nos arquivos secretos do FBI, que manteve como secretos, durante muitas dezenas de anos, cerca de 200 000 documentos respeitantes a Tesla, incluindo documentos sobre o Teleforce, como foi o caso do supra documento assinado por John G. Trump, documentos que foram liberados no ano de 2017 e que demoraram cerca de dois anos a catalogar.
O seu pensamento genial inventou quase tudo do que a sociedade moderna possui sobre energia elétrica, mas não lhe foi concedido nenhum crédito por isso. Durante mais de 120 anos foi TOTALMENTE APAGADO DA HISTÓRIA E DA LITERATURA. Contudo, o génio trabalhou secretamente em múltiplas questões quer para a NASA quer para o sistema de defesa e segurança do governo dos E.U.A.
Tudo o que se possa alegar sobre as virtudes de Nikola Tesla será sempre muito pouco, considerando os seus dotes e o brilhantismo das suas ideias e “obras”. Foi um grande génio que deu um gigante contributo à ciência e ao mundo em que hoje vivemos, tendo sido injustamente sacrificado pelos grandes lobbies e pela lógica de interesses económico-financeiros da época em que viveu, sobretudo pelos interesses de alguns hostis grupos americanos ainda hoje pouco desvendados.
Registou mais de trezentas patentes em todo o mundo. Só não foi pela história considerado um génio, embora tenha sido em vida um dos mais geniais cientistas modernos.
Hoje tem um aeroporto e um satélite com o seu nome, ruas com o seu nome em varias cidades de alguns países, o calendário atribui-lhe também um dia evocativo em vários países (10 de Julho), uma marca de carros e começa a ser soberanamente reconhecido por todos. Donald Trump anunciou, recentemente, que, no pós COVID 19, vai implementar na américa o sistema energético de Tesla.
Muitos questionam-se: seria Tesla um ser ascensionado que veio em missão à terra?
Eu apenas direi: Nikola Tesla era um ser de eleição sublime, vindo com certeza do céu, para onde terá regressado no ano de 1943.
Tal como Jesus Cristo, sem querer meças ou comparações por óbvias razões, Tesla foi um “revolucionário” incompreendido, ou temido, consoante o entendimento que quisermos direcionar a tão grande evidência.
Como o próprio Nikola Tesla afirmou, termino este artigo:
"Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro, pelo qual sempre trabalhei, pertence a mim."
Continua...