Bons pensamentos fazem com que o cérebro funcione bem, para mantermos uma boa saúde mental e física. No decorrer do artigo, vamos informar como isso pode acontecer.


O Cérebro produz:

  • · Endorfinas: que actuam como analgésicos naturais, produzidas pelo cérebro-Glândula Hipófise (Endo-Interno e Morfina-Analgésico)
  • · Gamaglobulinas: que fortificam o Sistema Imunitário, constitudas por anticorpos humanos, obtidos a partir do Plasma. Proteínas produzidas pelo corpo, pelo sistema imunitário, um  sistema de defesa contra as bactérias, vírus, fungos e parasitas.
  • · Interferonas: que se encarregam de combater as infecções, os vírus e certas formas de cancro. Uma proteína produzida pelos leucócitos e fibroblastos que impede a replicação de fungos, vírus, bactérias e células de tumores e estimula a actividade de defesa de outras células.

Segundo estudos, os pensamentos e estados emocionais, têm uma forte contribuição para uma produção necessária destas substâncias.

Se perante uma determinada doença que o afete, tiver uma atitude pessimista, há uma forte possibilidade do seu cérebro não produzir a quantidade necessária destas substâncias, para que haja uma imunização razoável para a sua recuperação.

Como as doenças se manifestam pelos pensamentos?

  • · Pensamentos negativos e destrutivos: úlceras, transtornos cardíacos, hipertensão, artrite, doenças de pele, problemas digestivos
  • · Pensamentos hostis e de irritação: Aceleração do ritmo cardíaco e subida da tensão arterial
  • · Ira, ressentimento e tristeza: debilitação do sistema imunológico do corpo

Todas aquelas atitudes e emoções activam mecanismos bioquímicos a nível do cérebro, nomeadamente:

  • · Hipotálamo
  • · Hipófise
  • · Glândulas Supra Renais

porque a diminuição da resposta imunológica, possibilita fortemente o surgimento de doenças.

Mencionemos as hormonas que libertam o Stress, ansiedade e depressão  e prejudicam a função das células imunológicas e a vulnerabilidade de contrair doenças:

  • · Catecolaminas
  • · Cortisol

Então se modificarmos as nossas convicções, emoções e atitudes negativas, será possível o restabelecimento e o bom funcionamento do sistema imunitário, pelo nosso sistema nervoso central.

Se não quisermos chegar a tal situação, e para o restabelecimento e o bom funcionamento do sistema imunitário pelo nosso sistema nervoso central, há que modificar nossas convicções, emoções e atitudes negativas.

Estudos feitos para os pensamentos Positivos mostram-nos que,

  • · Entusiasmo
  • · Esperança
  • · Tanquilidade

produzem no Sistema nervoso central

  • · Um fluxo de neuro transmissores
  • · Hormonas

que fornecem energia ao corpo e fortalece o sistema imunológico.


Conclusão: As pessoas optimistas sofrem menos infecções e doenças crónicas. Em cirurgias cardíacas e pós operatório recuperam mais rapidamente. Também reagem melhor aos efeitos secundários pela quimioterapia, por exemplo.


PSICONEUROIMUNOLOGIA (PNI)

Estudo dos mecanismos de interação e comunicação entre as

  • · Mente
  • · Três sistemas (Nervoso, Imunitário, Endócrino)

responsáveis pela manutenção da HOMEOSTASE (a relativa estabilidade necessária ao organismo, para realizar suas funções, adequadas ao equilíbrio do Corpo)

Como promover uma boa saúde, o aumento de eficácia em diversos tratamentos médicos e redução de efeitos secundários, como a quimioterapia, acompanhando as terapias convencionais?

  • · Afirmações positivas
  • · Visualização (instrumento muito poderoso) e criação de imagens mentais que mostram um corpo saudável, sem dor e em processo de recuperação
  • · Eliminação de diálogo negativo

(Texto baseado em informações da obra do Dr. Camilo Cruz)

Ajudando e para um melhor esclarecimento, vamos começar pelas ideias (aqueles pensamentos embrionários), que concebidas numa mente doente, tornam-se caprichos e delírios, mas quando aplicadas numa mente sã, servem de base para um progresso material, mental e moral.

Embora construamos “aquilo que já foi criado”, o nosso Espírito consegue sempre coisas novas, porque Ele sendo uma Chispa da Criação tem o poder de criatividade.


Também podemos lembrar que o mundo do pensamento, é o mundo do “Agora”. Não existe tempo e se queremos uma informação temos que agir rapidamente neste agora para não se desvanecer no infinito.

Tomemos como exemplo um indivíduo que se tornou criminoso por influência:

É uma reflexão bastante profunda, porque iniciou com uma ideia criminosa. Entretanto há uma pausa nessa mesma ideia, mas como tudo é energia ela entrou naquela frequência quando a emanou para o Éter, logo captou todos os pensamentos inerentes àquela frequência. Quando a sua primeira ideia estava praticamente diluida, acontece uma nova activação a reforçar a imagem inicial. Como não teve o propósito de travar e se desviar para uma outra frequência mais elevada pelo pensamento, ao deixar “fugir”  no agora a informação que após a primeira ideia já estava a ser diluída e positiva, naquele momento e influenciado por entidades nessa frequência, foi levado a praticar o crime.

São estes pensamentos hostis que ficam gravados no nosso corpo Etérico e  mais tarde se transformam em bloqueios (doenças) no Corpo Físico.


Para tomarmos noção da força dum pensamento:

Tudo o que existe feito pela mão do homem é um pensamento cristalizado:

O carro que circulamos, a cama onde dormimos, o banco de um jardim, etc.

Através de estudos concluiu-se, que corpo e mente trabalham em conjunto e podem realizar curas, que em alguns casos ultrapassam a própria ciência. Pela física quântica a denominamos por um Princípio :

'O  Princípio da Complementaridade '

Quando tudo parece  perdido, naquele instante e por uma situação não planejada, a cura surge.

O equilíbrio entre ambos, nos ajuda a ter uma boa saúde ou a recuperação rápida de uma doença.

Publicado em
10/9/2020
na categoria
Espiritualidade
Clique para ver mais do autor(a)
Francisco J. Cabral

Mais do autor(a)

Francisco J. Cabral

Ver tudo