Sendo Antártica um Continente com 95% de gelo e rodeado por 10% de todos os mares do Planeta, é realmente fantástico, que tanto em terra como no mar exista vida, tais como alguns vegetais, fungos, liquens, musgos, etc., e no mar , aves, mamíferos e outros sendo alguns, que apesar de se reproduzirem em terra, o mar é essencial à sua alimentação.

A vida marinha na região de Antártica é muito rica de organismos que vivem desde a superfície até ao fundo. De salientar que muitos espécimes são de uma estatura maior nas regiões rasas do litoral, e em relação às tropicais. Julga-se que este fenómeno se deve talvez,  por crescerem lentamente e que ao longo do seu desenvolvimento atinjam um tamanho grande. São conhecidos por gigantismo dos organismos antárticos

Os organismos antárticos são considerados endémicos, por só viverem naquela região. É  uma história, que conta já com 23 milhões de anos. Este Continente ao longo do tempo, separou-se dos outros continentes, e ocupa a região polar Sul, a mais fria do nosso planeta.

È um documentário interessante, que conta  com a participação de vários cientistas e pesquisadores de diversas Instituições do Brasil.

Publicado em
21/2/2021
na categoria
Filmes e vídeos
Clique para ver mais do autor(a)
Francisco J. Cabral

Mais do autor(a)

Francisco J. Cabral

Ver tudo